terça-feira, 8 de novembro de 2016

Salvou 70 Pessoas

Ako Abdulraham, ao centro na foto.

Quando a cidade de Kirkuk, Iraque, começou a ser atacada pelos soldados do ISIS. Ako Abdulraham apercebeu-se que necessitava de alguma protecção.
O combatente Curdo (Peshmerga) decidiu investir num carro à prova de bala, sem saber que mais tarde iria salvar a vida a dezenas de pessoas.
Depois de alguma pesquisa encontrou um BMW, de 1990, à prova de bala no qual pagou $10.000 num leilão.
"Os meus amigos ficaram extremamente felizes com a compra." disse à CNN. "Começámos a conduzir na frente da batalha em Kirkuk sem receio dos snipers ou as bombas nas estradas."
Ako Abdulraham vive com a mulher e quatro filhos a 23 km de Kirkuk.
No dia 21 de Outubro, dezenas de soldados do ISIS realizaram ataques coordenados na cidade, visando as forças da segurança e civis nas redondezas. 64 civis e 89 soldados do ISIS, foram o balanço final de mortes. Mais de uma centena de civis e pessoal da segurança ficaram feridos.
Com os ataques dos snipers, Abdulraham soube que tinha de fazer alguma coisa e agir.
"Disse para mim mesmo, é o momento certo para ajudar as pessoas, sou um soldado e tenho um carro à prova de bala, tinha vergonha se não fizesse nada para os ajudar."

Conduziu o BMW para a cidade, indo e vindo vezes sem conta, trazendo os feridos, enquanto era atingido por balas.


"Quando cheguei à cena vi imensa gente no chão ferida, no entanto ninguém se atrevia a aproximar para resgatar pois tinham imenso snipers do ISIS nos tectos."
Usou portanto o seu carro para tirar do terreno cerca de 70 feridos, e ainda trouxe alguns cadáveres.
"No meu carro trouxe Suniitas, Xiitas, Curdos, Turcos e Cristãos. Senti que era um verdadeiro Iraquiano e isto era o que toda a gente devia fazer." disse orgulhoso. 
"O meu carro levou com mais de 50 balas, tenho marcas por ele todo. Eles tentaram penetrar o carro a todo o custo para me matar."

Governador de Kirkuk agradeceu pessoalmente num encontro, oferecendo ainda uma recompensa pelas suas acções.
Abdulrahman afirmou não saber da recompensa pois vinha num envelope o qual só abriu após o encontro.

"Fiquei contente com a condecoração, mas achei um insulto darem-me dinheiro por uma acção que qualquer Iraquiano devia ter."

Já a empresa Alemã BMW fez uma proposta de troca por um carro novo mais recente, pois queria pôr o seu carro em exposição. Mas recusou a proposta e preferiu reparar o antigo carro.

Fonte:CNN

Sem comentários:

Enviar um comentário